Espaço da Gestante

Pessário cervical – Prematuridade

Você já ouviu falar do PESSÁRIO cervical?

O pessário é um dispositivo de silicone usado para prevenção do parto prematuro por encurtamento do colo do útero. Existe em diferentes tamanhos e pode ser colocado no consultório pelo médico pré-natalista.

Ter um parto prematuro continua sendo um dos grandes medos de toda gestante. Por possuir múltiplas causas, até os dias de hoje, infelizmente não existe um método eficaz que previna todos os casos de prematuridade. Sabe-se que um dos maiores riscos para ter um parto prematuro é já ter tido outro previamente. Assim, atualmente conseguimos oferecer para essas pacientes, uma estratégia precoce de assistência, que inclui a prevenção com progesterona micronizada em um primeiro momento e a detecção precoce do encurtamento do colo, permitindo outras intervenções mais rapidamente. Porém, existem algumas pacientes que não apresentam este histórico, e consequentemente, não serão incluídas neste grupo de risco desde o início.

Então como encontrar as pacientes que podem ter partos prematuros?

Atualmente, existe a possibilidade de realizar uma Ultrassonografia entre 20 e 24 semanas, para avaliação do colo uterino. Este apresenta algumas características que quando presentes, nos direcionam para um maior risco de prematuridade, consequentemente, indicando alguma intervenção para redução deste risco. Já é de conhecimento científico há tempos, que o colo do útero quando se encontra reduzido (abaixo de 25mm), traz um risco maior de prematuridade. Nestes casos, ferramentas como a progesterona micronizada e o pessário podem ser benéficos.

Post tag :

Espaço da Gestante